Marco António Costa
Marco António Costa - Facebook  Marco António Costa - Youtube
NEWSLETTER
 
Bookmark and Share
03.08.2012

Habitação: Primeira casa do mercado social de arrendamento é entregue hoje

Lisboa, 03 ago (Lusa) - A primeira casa do mercado social de arrendamento, anunciado em fevereiro pelo Governo, vai ser hoje entregue em Alpiarça e é um apartamento de três assoalhadas (T2) que custa 210 euros/mês.

A entrega será feita pelo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, que no mês passado assinou o protocolo para lançar no mercado mais de 800 imóveis através de um fundo de arrendamento de valor superior a 100 milhões de euros.

O mercado social de arrendamento é uma das medidas inseridas no Programa de Emergência Social (PES), apresentado há um ano.

O projeto junta os principais bancos privados portugueses, nomeadamente o Banco Espírito Santo, o Banif, o Banco Popular, o Santander Totta, o Montepio Geral, o Millennium BCP, bem como a Caixa Geral de Depósitos, associados ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Na cerimónia de assinatura do protocolo, no final do mês passado, o secretário de Estado Marco António Costa anunciou que no espaço de um mês e meio estariam agregados ao fundo imobiliário formado pelas sete instituições bancárias - Fundo de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH)- cerca de mil casas.

O FIIAH será depois gerido por uma entidade gestora que os bancos selecionaram entre eles, que é a NORFIN, com a qual 60 municípios - dos mais de 100 com imóveis identificados -, já assinaram para a gestão do arrendamento.

Na altura, o secretário de Estado sublinhou ainda que o objetivo é que no espaço de um ano consigam atingir a meta dos dois mil fogos e destacou que esta é uma "experiência única em Portugal", já que "vai permitir a criação de um mercado intermédio entre aquele que é o mercado livre de arrendamento e o mercado de arrendamento social".

Os imóveis em causa saem das mãos das entidades bancárias e são colocados no mercado de arrendamento com rendas pelo menos 30 por cento abaixo do valor de mercado.

Ficará nas mãos das autarquias indicarem ao FIIAH os candidatos aos imóveis, cabendo depois à NORFIN a confirmação e validação das candidaturas.

SO/(SV)

Lusa/Fim.

« Retroceder | Imprimir | Topo da página

Marco António Costa na Tomada de Posse da nova Comissão Política do PSD de Vila Franca de Xira



Marco António Costas nas Conferências do PSD "Portugal no Rumo Certo - OE 2014"



«DEZEMBRO 2020»
DSTQQSS
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
FAQS     PRIVACIDADE     RECOMENDAR SITE     LINKS     SUGESTÕES Powered by 4best 4best New Media Studio Marco António Costa © todos os direitos reservados.