Marco António Costa
Marco António Costa - Facebook  Marco António Costa - Youtube
NEWSLETTER
 
Bookmark and Share
10.04.2012

Idosos: Combate à solidão contribui para prevenir suicídio - secretário de Estado da Segurança Social

Porto, 10 abr (Lusa) - O Secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, afirmou hoje que qualquer iniciativa que "quebre a solidão" e o isolamento das pessoas "contribuirá para quebrar" o fenómeno do suicídio.

Marco António Costa, que falava aos jornalistas depois de presidir à cerimónia de entrega de equipamentos de teleassistência a oito freguesias do Porto, no âmbito do projeto "Chaves de Afetos", da Santa Casa da Misericórdia do Porto, salientou a importância de iniciativas como esta.

O apoio domiciliário é o "mecanismo que consideramos mais eficaz para combater o isolamento e a solidão", disse.

Sem querer comentar as declarações à Lusa do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que afirmou que "o suicídio de idosos se prende com circunstâncias que têm a ver com o abandono social e com condições de vida mais difíceis de sobrevivência", Marco António Costa salientou o Governo ter libertado "as amarras que estavam a condicionar o espaço de autogestão das instituições" que promovem apoio domiciliário.


"Tudo o que quebre a solidão, que aumente as ligações afetivas das pessoas, que promova a autoestima e que faça sentir a cada uma dessas pessoas que é respeitada e importante, contribuirá para quebrar esse fenómeno", disse.


Para Marco António, este programa da SCMP é "precursor", sendo certo que "o Estado não pode ter a ilusão de que será capaz de resolver os problemas das pessoas à distância".
"São as câmaras e as instituições sociais que podem marcar essa diferença", frisou.


No âmbito do protocolo assinado hoje entre a SCMP e as oito freguesias do Porto (Massarelos, Bonfim, Miragaia, S. Nicolau, Santo Ildefonso, Sé, Foz do Douro e Ramalde) mais 16 pessoas vão passar a dispor de teleassistência.


Segundo o provedor da SCMP, António Tavares, o projeto, destinado a apoiar população idosa com mais de 65 anos em situação de solidão abrange já 60 pessoas e o objetivo é conseguir amparar uma centena.
"Estamos convictos que esta é também uma forma de inclusão social", disse o provedor, para quem este projeto "dá a chave para se entrar em casa das pessoas, levando afetos".


Segundo António Tavares, a SCMP "já está a cumprir a sus missão" se conseguir evitar que os idosos fiquem sozinhos, abandonados e tristes.

« Retroceder | Imprimir | Topo da página

Marco António Costa na Tomada de Posse da nova Comissão Política do PSD de Vila Franca de Xira



Marco António Costas nas Conferências do PSD "Portugal no Rumo Certo - OE 2014"



«JANEIRO 2021»
DSTQQSS
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
FAQS     PRIVACIDADE     RECOMENDAR SITE     LINKS     SUGESTÕES Powered by 4best 4best New Media Studio Marco António Costa © todos os direitos reservados.